Encontramos a Vaquinha Chérie

Existem várias teses sobre a origem do nome do bairro Bacacheri, em Curitiba. Em uma delas comenta-se que imigrantes que vieram para a cidade no século XIX e que tinham dificuldades de aprender o idioma, acabavam produzindo situações engraçadas. Conta-se que um dos antigos imigrantes franceses (ou talvez argelinos) que colonizaram a região tinha uma vaca de estimação chamada Chérie (querida, em francês), que certo dia desapareceu. O dono saiu procurando seu animal e a todos perguntava se não tinham visto sua "Vaca Chérie". O sotaque permitiu que vaca fosse entendido como "baca" e o "Chérie" "cheri", fazendo com que o lugar fosse conhecido como o da "baca cheri", ou seja, Bacacheri.


Outra versão, semelhante à primeira, também envolvendo imigrantes, gira em torno do mesmo animal. Esta versão atribui o nome do bairro Bacacheri ao carinho de um certo produtor rural francês por sua vaquinha. Ao se referir ao animal, o homem diria minha "baca cherri". Num linguajar atrapalhado, "baca" queria dizer "vaca" e "chèrie" é a palavra francesa que significa "querida". A mistura de sons teria produzido o nome Bacacheri.

Apesar de contestada por alguns historiadores, estas versões são mantidas e reproduzidas de geração para geração. Assim, a assessoria de imprensa do Refuge Parque Bacacheri optou por trabalhar nos próximos meses o resgate de várias histórias do bairro, que poderão ser acompanhadas na fan page do empreendimento.

Estes vídeos são uma homenagem do Refuge ao bairro mais cheio de histórias de Curitiba.




Saiba mais sobre o Refuge acessando www.refugecuritiba.com.br 

Fonte dos textos: WIKIPEDIA