Existem várias teses sobre a origem do nome do bairro Bacacheri, em Curitiba. Em uma delas comenta-se que imigrantes que vieram para a cidade no século XIX e que tinham dificuldades de aprender o idioma, acabavam produzindo situações engraçadas. Conta-se que um dos antigos imigrantes franceses (ou talvez argelinos) que colonizaram a região tinha uma vaca de estimação chamada Chérie (querida, em francês), que certo dia desapareceu. O dono saiu procurando seu animal e a todos perguntava se não tinham visto sua "Vaca Chérie". O sotaque permitiu que vaca fosse entendido como "baca" e o "Chérie" "cheri", fazendo com que o lugar fosse conhecido como o da "baca cheri", ou seja, Bacacheri.
Outra versão, semelhante à primeira, também envolvendo imigrantes, gira em torno do mesmo animal. Esta versão atribui o nome do bairro Bacacheri ao carinho de um certo produtor rural francês por sua vaquinha. Ao se referir ao animal, o homem diria minha "baca cherri". Num linguajar atrapalhado, "baca" queria dizer "vaca" e "chèrie" é a palavra francesa que significa "querida". A mistura de sons teria produzido o nome Bacacheri.
Apesar de contestada por alguns historiadores, estas versões são mantidas e reproduzidas de geração para geração. Assim, a assessoria de imprensa do Refuge Parque Bacacheri optou por trabalhar nos próximos meses o resgate de várias histórias do bairro, que poderão ser acompanhadas na fan page do empreendimento.
Estes vídeos são uma homenagem do Refuge ao bairro mais cheio de histórias de Curitiba.