Assim como em todas as profissões, as diversas ferramentas digitais disponíveis, como os aplicativos, podcast, mídias sociais – somadas às ferramentas de comunicação, transformaram as relações de trabalho e a prestação de serviços. Com a intermediação imobiliária ganham uma importância ainda maior ao se tornarem facilitadores de todo o processo de compra e venda de um imóvel.
Se antes da popularização da internet os imóveis eram divulgados principalmente pelos anúncios classificados dos jornais, hoje os portais e sites das imobiliárias têm este importante papel. Entretanto, apenas isso não é suficiente para o sucesso do negócio. É fundamental utilizar outras ferramentas, como hotsites para os lançamentos, vídeos promocionais, webmail, as ferramentas de marketing digital, todas as mídias sociais e virais. A divulgação tornou-se mais complexa e passou a exigir uma formação e conhecimento ainda mais abrangente por parte dos Corretores de Imóveis.
Com tanta tecnologia, engana-se quem acredita que a atuação deste profissional pode ser substituída pela máquina. Não há como substituir a sensibilidade humana por um robô, por mais avançado que seja. Por isso, as duas coisas têm de caminhar juntas. Nada substitui a visita ao imóvel, o conhecimento da região onde está localizado, do perfil do comprador e do vendedor, checar toda a documentação (do imóvel e do vendedor), entre tantas outras variáveis que cada negócio tem. Avaliar corretamente é a melhor estratégia para fechar um bom negócio.
O mercado imobiliário é essencialmente presencial. A tecnologia é utilizada para facilitar o processo de compra e venda. Há uma série de detalhes técnicos que só esse profissional consegue resolver, como, por exemplo, questões jurídicas e documentações que envolvem a negociação e que não podem ser solucionadas por aplicativos.
A compra e a venda de um imóvel representa o patrimônio da família, um investimento elevado que pode consumir a economia de toda uma vida. Não pode ser equiparada à venda de um produto por e-commerce. É uma relação de confiança, onde se busca a realização de um sonho. Por isso, a atuação do corretor exige sensibilidade, emotividade e empatia. E estas características ainda não são obtidas por meio de aplicativo. Somando-se a isso, há a questão da segurança.
As soluções tecnológicas estão se tornando mais acessíveis e utilizadas, sobretudo em regiões metropolitanas. Mas o Brasil vai além das grandes cidades. É no interior, nas pequenas cidades onde este contato humano é ainda mais valorizado. Onde a tecnologia ainda não se faz presente de maneira ostensiva.
Muitas dessas soluções exigem um investimento que muitos ainda não estão preparados para adquirir ou mesmo utilizar. O excesso de tecnologia pode retardar e encarecer o custo operacional, tanto do Corretor de Imóveis quanto das Imobiliárias. Mas muitas ferramentas já vêm sendo utilizadas pela maior parte dos profissionais e empresários do setor, sobretudo as que tornam a comunicação mais ágil. O Sistema COFECI-Creci está ampliando seus esforços, não somente para conscientizar o corretor sobre os avanços tecnológicos, como também para aperfeiçoar seus conhecimentos e ampliar a utilização das ferramentas disponíveis.
Estamos trabalhando para criar soluções digitais que promovam a parceria e integração entre os corretores, inclusive na integração de anúncios que façam conexão com um portal internacional. O Cofeci promove parcerias institucionais com entidades do mercado imobiliário de diversos países da Europa, Ásia e América do Norte, com destaque para os Estados Unidos, onde temos parceria com a NAR – National Association of Realtors, a maior associação de corretores de imóveis do mundo. Participamos de eventos internacionais não apenas para efetuar uma fiscalização preventiva, coibindo a vinda de estrangeiro para atuação ilegal como corretores de imóveis, como também para difundir as parcerias com corretores imobiliários brasileiros.
Em 2006, iniciamos um processo de inserção em tecnologia dos corretores de imóveis. Na época, tínhamos apenas 14% deles usando e-mails. Atualmente, 100% se conectam e trabalham seus anúncios pela internet. Esse foi o resultado de uma campanha ampla, com palestras, encontros e cursos em todo Brasil.
Eventos como o Digitalks perceberam a importância do mercado imobiliário na era digital. Uma prova disso é a criação do palco Digital Real Estate Brazil especialmente para discutir esta relação entre as novas tecnologias e o exercício profissional. Ao apoiar a sua realização, o objetivo do Sistema Cofeci-Creci é difundir o uso da tecnologia e conscientizar cada vez mais os Corretores de Imóveis de que precisam se aprofundar neste assunto e fazer o melhor uso de todas as ferramentas disponíveis.
* Nascido na cidade de Sertanóplis, no Estado do Paraná, João Teodoro da Silva iniciou a carreira de corretor de imóveis em 1972. Ele é empresário no mercado da construção civil em Curitiba (PR). Graduado em Direito e Ciências Matemáticas, foi professor de Matemática, Física e Desenho na PUC/PR. É técnico em Edificações e em Processamento de Dados e possui diversos cursos de extensão universitária pela Fundação Getúlio Vargas. Foi presidente do Creci-PR por três mandatos consecutivos, presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná de 1984 a 1986 e diretor da Federação do Comércio do Paraná. No Cofeci, atua desde 1991, quando passou a exercer o cargo de conselheiro federal, e é presidente desde 2000.
*Por João Teodoro, presidente do Cofeci e mediador do Mediador do painel “Aplicativos e soluções digitais para o mercado imobiliário”, do palco Digital Real Estate Brazi,l durante o Expo Fórum Digitalks