SindusCon-SP comemora quarta edição do Prêmio de Excelência BIM

Cerimônia marca maior reconhecimento do Brasil na Modelagem da Informação da Construção

Vencedores da quarta edição do Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP
O SindusCon-SP realizou no dia 24 de outubro a cerimônia de entrega da quarta edição do Prêmio de Excelência BIM, maior reconhecimento do Brasil na Modelagem da Informação da Construção.

Na categoria Academia o vencedor foi o Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. Os demais finalistas foram: Universidade Vila Velha (UVV) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Como Construtor o premiado foi o Consórcio Aeroporto de Fortaleza (Construtora Passarelli / Método Engenharia). Os finalistas foram: Ribeiro Caram e Tecverde Engenharia S.A., que recebeu menção honrosa por sua participação; e, na categoria Contratante o vencedor foi MRV Engenharia. Nesta categoria os finalistas foram: SPObras, Tools Gerenciamento e Engenharia. Ambos receberam menção honrosa por suas participações

Já na categoria Fornecedor o prêmio foi para a Roca. A Saint-Gobain do Brasil recebeu menção honrosa por sua participação.

Realizado pelo SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), o prêmio visa promover e incentivar a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em obras de engenharia, empresas de projetos, planejamento e construção, órgãos públicos e estatais, fornecedores de insumos para o setor, bem como estimular seu ensino e pesquisa nas universidades.

Há cerca de dez anos, o mercado de construção civil estuda e desenvolve projetos com o BIM. O SindusCon-SP, que sempre acompanhou de perto esse movimento no mundo, foi o pioneiro no debate no cenário nacional sobre a implementação e divulgação da plataforma. Com isso, trouxe o tema para seus associados, profissionais do mercado e estudantes do setor, e também criou o Prêmio Excelência BIM, como forma de reconhecer e divulgar projetos relevantes.

Corpo de Jurados

A expertise do SindusCon-SP somada ao relevante corpo de jurados reflete a importância do prêmio para o setor. Professor doutor da USP Eduardo Toledo, coordenador técnico do 4º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP

Integram o júri desta edição o professor doutor da USP Eduardo Toledo, como coordenador técnico do 4º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP, junto com André A. Glogowsky, do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP; António A. Costa, do Instituto Técnico Superior de Lisboa (Universidade de Lisboa); Caio Bacci Marin, coordenador de Grupos de Trabalho da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea); Dionyzio A. M. Klavdianos, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção); Fernanda Leite, representante da University of Texas; Laura Marcellini da Associação Brasileira da Indústria Materiais de Construção (Abramat); Marcos Velletri, da área de Tecnologia e Sustentabilidade do Sindicato da Habitação (Secovi-SP); e, Ricardo Codinhoto, da University of Bath.

O prêmio já homenageou iniciativas de diversos portes e segmentos. Como parte da premiação, os vencedores são convidados a apresentar seus cases premiados no ano seguinte.

Histórico

A primeira edição do prêmio foi realizada em 2016 e contou com os seguintes vencedores por categoria: Construtor, Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário; Fornecedor, Pormade Portas; Contratante, Santa Clara Empreendimentos Imobiliários; Academia, Romeu da Silva Neiva Neto (Unicamp).

No ano seguinte os vencedores foram: Construtor, Sinco Engenharia; Fornecedor, Duratex S.A. – Divisão Deca; Contratante, DOX Planejamento e Gestão; Projetista, Addor & Associados Projetos e Consultoria; Academia, Universidade Estadual de Campinas.

Em 2018 receberam o troféu: Construtor, Método Engenharia; Fornecedor, Saint-Gobain do Brasil; Projetista, MHA Engenharia; Academia, Alex Roda Maciel (Universidade de São Paulo); Contratante, MPD Engenharia e Incorporação.