Sistemas industrializados maximizam produtividade na construção civil

Referência na construção com o wood frame, Tecverde ressalta sustentabilidade e eficiência dos sistemas industrializados

Tornar as obras mais rápidas, sustentáveis e com maior controle de qualidade é um dos objetivos da construção civil, cada vez mais factível com o avanço dos sistemas industrializados e das novas tecnologias. Ampliar o debate sobre essas possibilidades está no eixo do 5º Congresso Latino-Americano Steel Frame & Sistemas Industrializados, no qual a Tecverde está bastante otimista para participar, de acordo com o sócio fundador José Márcio Ramos Fernandes. Segundo ele, o contexto atual é muito desafiador para o setor da construção civil, em razão dos aumentos dos custos dos materiais, que levaram a uma situação delicada.

Fábrica Tecverde - divulgação

"Não foi possível aumentar também os preços dos imóveis no mercado residencial, e com isso existe uma pressão muito grande por custos. Portanto, a construção com sistemas industrializados se mostra como uma excelente opção para diversificar a cadeia de materiais e assim não correr os riscos associados ao concreto e ao aço, além de ter outras tecnologias que são mais sustentáveis e eficientes", argumenta.

Fernandes lembra que a Tecverde se apresenta hoje como uma empresa líder na construção com sistema wood frame no Brasil, tendo já executado mais de 7 mil unidades. Para ele, o 5º Congresso serve como uma oportunidade de posicionar os sistemas industrializados não como sistemas alternativos, mas como uma das principais soluções para o problema da produtividade na construção civil.

"Entre as novidades que pretendemos mostrar no evento, estão as soluções que adotamos durante o período de pandemia, com a execução de hospitais e obras rápidas com esse sistema construtivo, além das soluções mais recentes para o mercado de residências", diz.

A Tecverde estabeleceu parcerias sólidas com grandes construtoras e empresas como AMBEV, Companhia de Habitação de Londrina, Albert Einstein Sociedade Beneficente, Gerdau, HM Engenharia, Ipiranga, JBS Construções, MRV, Prestes Tectus Incorporações, Tenda, Treéle, Valor Real, Village Construções e Votorantin. A empresa já obteve diversos prêmios, entre eles referente às categorias "Integração Fornecedor / Construtor" e "Destaque à Solução para Habitação Econômica" no Prêmio Produtividade do Mesmo Lado, organizado pela Abrainc junto ao Comitê de Produtividade DoMesmoLado, que trabalha pela mobilização do setor em torno do tema.

O pioneirismo também é uma marca importante. A Tecverde fez o 1º prédio construído em tecnologia sustentável industrializada do Brasil. O feito foi realizado no dia 24 de agosto de 2016 e entrou para a história da construção civil brasileira como a data da finalização do primeiro prédio com tecnologia sustentável wood frame do Brasil, em Araucária, no Paraná.

O 5º Congresso Latino-Americano de Steel Frame & Sistemas Industrializados reunirá autoridades nacionais e internacionais em São Paulo nos dias 9 e 10 de junho. 

Obra Construtora JN - divulgação

Obra HM - Brisas da Mata - divulgação