ABCEM aposta no crescimento do Light Steel Frame nos próximos anos

Associação Brasileira da Construção Metálica aponta como fatores a mudança no comportamento do consumo, a normatização do sistema LSF e a alta capacidade da cadeia produtiva

Durante o período de pandemia, os setores da construção industrializada tiveram um crescimento significativo, em especial o Light Steel Frame, com evolução de quase 60%. Na avaliação da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), o momento é muito favorável ao setor, pois ocorre uma transformação no comportamento dos consumidores e investidores, já que ambos buscam obras mais produtivas, sustentáveis e com conforto.

Segundo o diretor de desenvolvimento de mercado Light Steel Frame da ABCEM, Fábio Din, essas necessidades estão pressionando os arquitetos, construtores e a indústria do setor a desenvolverem e implementarem novas tecnologias construtivas.

"Nesse cenário, o Light Steel Frame vem se destacando como uma solução tecnológica que viabiliza a industrialização dos processos construtivos, aumentando exponencialmente a produtividade, evitando os desperdícios de materiais e água e ainda entregando uma obra com alto desempenho energitérmico, o que significa economia de energia e conforto para os usuários", argumenta Din.

Crescimento do Light Steel Frame
(Divulgação)

Crescimento do Light Steel Frame
(Divulgação)

De acordo com ele, o sistema Light Steel Frame é multidisciplinar e atualmente está presente em obras residenciais, comerciais e industriais em todos os estados do país. E a efetividade desse sistema proporcionou, inclusive, com que o setor se organizasse para a elaboração de uma norma técnica brasileira, que deverá ser publicada em breve.

"A normatização contribuirá para o controle de qualidade das obras e facilitará a captação de recursos financeiros. A ABCEM acredita que o crescimento do setor seguirá firme nos próximos anos e acima dos PIBs do país e da construção civil, principalmente alavancado pela mudança no comportamento do consumo, a normatização do sistema e alta capacidade da cadeia produtiva", explica.

Para a retomada do crescimento econômico no Brasil, a ABCEM entende que o controle da inflação seja um desafio primário, além das reformas estruturais, especialmente a tributária.
"A ABCEM acredita em uma gestão que incentive a inovação e os setores produtivos da economia. Os sistemas construtivos industrializados, como o Light Steel Frame, sofrem com a falta de isonomia tributária quando comparados aos métodos construtivos tradicionais, e além disso esbarram muitas vezes nas limitações modais (transporte) do país."

Em relação ao 5º Congresso Latino-Americano de Steel Frame & Sistemas Industrializados, Din salienta que se trata do maior e mais importante evento do continente voltado ao fomento de tecnologias construtivas inovadoras.

"O seu papel em levar informações relevantes e inspiradoras aos incorporadores, arquitetos, construtores e estudantes que queiram implementar ou aperfeiçoar o uso de novos métodos construtivos em suas operações, é fundamental para o desenvolvimento do setor. A integração que ocorre entre a cadeia produtiva em benefício das melhores práticas em projeto, especificação e compatibilização de materiais, montagem, acabamentos, manutenção, softwares, normas e educação, a ABCEM também avalia como indispensável para a evolução com qualidade do segmento."

O 5º Congresso Latino-Americano de Steel Frame & Sistemas Industrializados reunirá autoridades nacionais e internacionais em São Paulo nos dias 9 e 10 de junho. Mais informações podem ser obtidas no site https://www.congressosteelframe.com.br/