Casas Iglu Japonesas - uma boa solução?


Atendendo solicitação de uma leitora do blog que comentou o link sobre casas de papelão desenvolvidas pela USP, busquei informações sobre casas de poliestireno expandido, que são produzidas no Japão. Estou sempre atento a inovações, mas confesso que fiquei surpreso com o material e com as aplicações. Largamente empregado naquele país o sistema  é aprovado pelo Ministério de Terra e dos Transportes.

casa iglu
Visões internas - múltiplos uso e visão geral
A solução é chamada de "Habitat para o século 21" e tem um formato de iglu. A fabricante apresenta várias vantagens em relação a materiais concorrentes, tais como:
- não enferruja;
- não apodrece;
- não atrai cupins;
- possui ótima resistência a terremotos e tufões; 
- boa eficiência energética; e
- as paredes tem retardadores de chama que não emitem gases tóxicos.


A construção tem um sistema relativamente rápido e fácil, pois, são peças pré-fabricadas, com cerca de 80 kg, que podem ser transportados por 2 ou 3 pessoas e montados rapidamente. 
Veja o processo de montagem.



A edificação básica mede 7,7 metros de largura e 3,85 metros de altura, sendo que a câmara tem um espaço de 44,2 metros quadrados. É possível construir casas maiores, acoplando mais peças.


São utilizadas em hotéis, restaurantes, entre outros usos. Como exemplo, a Fazenda Aso que fica em Kyushu utiliza cerca de 480 cúpulas como alojamento, instalações recreativas e lojas.
casa iglu
Fazenda Aso 
Cada unidade custa aproximadamente 30 mil dólares, sem contar transporte, montagem e decoração.