Gigante da Construção Offsite Fecha as Portas nos Estados Unidos


Quem vive o mundo da tecnologia da construção, certamente já ouviu falar da ENTEKRA, empresa de referência mundial em construção offsite. Para quem não sabe ela é uma empresa que adota wood frame industrializado, para projetos de edifícios residenciais e comerciais. Originada na Irlanda, também implantou fábricas nos Estados Unidos (Modesto e Patterson) em 2017. E foi adquirida pela Louisiana Pacific em 2021.

Mas, infelizmente as fábricas americanas serão fechadas nos próximos 60 dias, com a perda de 138 empregos, segundo a Revista Modular Homes.

A Louisiana Pacific, acionista majoritária da Entekra, divulgou um comunicado nesta segunda-feira, dizendo que “após cuidadosa consideração de várias alternativas estratégicas que foram concluídas sem interesse de investimento externo, o Conselho de Administração da ENTEKRA chegou à difícil decisão de encerrar as operações e dissolver a empresa. Espera-se que uma (redução) ordenada das operações da ENTEKRA seja concluída até o final de junho de 2023, à medida que a empresa cumpre suas obrigações finais.” 

A proposta da empresa era revolucionar o processo construtivo. Mas, na prática a Louisiana Pacific disse que o sucesso de longo prazo da ENTEKRA exigiria investimentos de capital adicional para expansão e aumento de capacidade. 

A gigante dos materiais de construção disse acreditar que a construção offsite pode transformar a indústria de construção residencial, mas vê mais potencial em investir em seus próprios negócios principais, como a LP Structural Solutions e LP Smartside Trim & Siding.

Triste fim para a ENTEKRA. Depois da KATERRA é o grande baque beste segmento.

Um dos principais fatores que podem ter contribuído para as dificuldades da ENTEKRA é a adoção lenta de métodos modernos de construção nos Estados Unidos, onde a empresa estava sediada. O movimento ganhou corpo na Ásia e Europa, mas, tem sido mais lenta nos Estados Unidos.

Outro desafio do offsite construction é a grande necessidade de investimento inicial  em infraestrutura e tecnologia. Para produzir componentes modulares de alta qualidade offsite, empresas como a ENTEKRA precisam ter instalações especializadas, equipamentos e trabalhadores qualificados. Isso pode ser caro para configurar e pode exigir investimentos de capital significativos antes que a empresa possa começar a gerar receita.

Certamente mais uma gama de aprendizados que virão para as empresas disruptivas e que pagam o preço de inovar. Segue o baile.