Empreendimento residencial mais sustentável do Brasil conta com tecnologia Sto Brasil em sua fachada

Sistema StoTherm foi escolhido pela Capitânia Investimentos Imobiliários por seu alto desempenho técnico, aliado a melhor conforto térmico e economia de energia. Para completar a eficiência da fachada, o acabamento escolhido foi o StoColor Lotusan, tinta com nanotecnologia autolimpante



Porto Alegre, a Capitânia Investimentos Imobiliários e a Sto Brasil tem mais que bons motivos para comemorar, afinal, o Idea Bagé é 1º empreendimento do Brasil e conquistar a certificação CBC Condomínio na categoria Platina, a mais alta concedida pelo Green Building Council (GBC) Brasil. Com certificações reconhecidas internacionalmente, a GBC é uma entidade independente e sem fins lucrativos, que está presente em mais de 80 países e é responsável pelas certificações LEED, CBC Casa, CBC Condomínio e CBC Brasil Zero Energy. O Idea Bagé conquistou 91 dos 110 pontos possíveis para certificação verde do GBC, sendo um dos principais diferenciais do empreendimento a eficiência energética 40% superior à norma.

Localizado no bairro Petrópolis, o Idea Bagé contou em parte de sua fachada com StoTherm - também conhecido como EIFS - Exterior Insulation and Finish Systems -, sistema desenvolvido pela Sto em 1964 e comercializado no Brasil desde 2014, que traz uma solução de revestimento inteligente que oferece um alto desempenho térmico e assegura mais resistência contra infiltrações e fissuras, além de disponibilizar uma ampla variedade de cores e texturas que protegem a fachada sem limitar a criatividade de arquitetos e projetistas.

Além disso, o uso do sistema StoTherm chega a reduzir em 80% o peso do revestimento da fachada, permitindo obter qualquer formato e volumetria, garantindo mais de 50 anos de vida útil ao projeto. Outro aspecto sustentável que o sistema proporciona aos empreendimentos é a redução considerável de caminhões e do transporte vertical no canteiro de obras. O conjunto de camadas que compõe os Sistemas StoTherm utilizam menos caminhões para o transporte. Um edifício de 5.000 m² construído em emboço tradicional utiliza aproximadamente 30 caminhões, já um edifício construído com StoTherm utiliza apenas 3 caminhões para o transporte de materiais.

E quando pensamos no cliente final, há ainda outra vantagem: a economia de energia. Com a conservação da temperatura através do sistema, o uso de ar condicionado, por exemplo, diminui consideravelmente. Isso porque a variação de temperatura na área interna é bem menor do que a percebida em apartamentos sem essas soluções inovadoras. Essa redução do gasto com energia elétrica pode chegar até 45% durante toda vida útil do edifício, em função da eficiência térmica.

"Edifícios revestidos com StoTherm reduzem significativamente o consumo de energia na comparação com as construções revestidas com tijolo ou argamassa sem isolamento, e ainda diminuem a emissão de gases de efeito estufa. Isso garante uma eficiência térmica de até 45% durante toda vida útil da construção, proporcionando maior conforto, inclusive em regiões de climas extremos ou mudanças bruscas de temperatura como Porto Alegre", explica William Medeiros, Gerente Técnico, Comercial e de Marketing da Sto Brasil.

Para a certificação, o GBC acompanhou todo o processo do Idea Bagé, do projeto arquitetônico à conclusão da obra. Além do sistema StoTherm, o empreendimento conta com o acabamento StoColor Lotusan, tinta com nanotecnologia autolimpante e propriedades superiores aos das tintas comuns. Com elevada resistência à sujidade, StoColor Lotusan utiliza a água da chuva para autolimpeza da fachada que são mantidas limpas e em bom estado por mais tempo.

Sobre a STO Brasil
Fundada a partir de uma fábrica de cimento em 1835 na Alemanha e presente em 87 países, o grupo Sto é líder em sistemas de revestimentos com isolamento térmico para fachadas, sistemas e produtos para revestir paredes de alvenaria e de concreto e uma ampla linha de produtos complementares - entre eles argamassa, rejuntamentos, impermeabilizantes, tintas e texturas - oferece soluções completas para criar, manter e aumentar o valor e o impacto estético de edificações. Com a criação da subsidiária Sto Brasil, em 2014, a empresa disponibilizou para o mercado nacional todas suas soluções técnicas de sistemas desenvolvidas ao redor do mundo, com uma equipe versátil e especializada em auxiliar os clientes em projetos que primam pela eficiência energética, estética e durabilidade. Com a missão de Construir com Consciência, a Sto Brasil atua respeitando valores e princípios como qualidade e sustentabilidade. Por isso, todas as suas instalações possuem certificados de ISO: 9001, que garantem o seguimento das altas normas de qualidade em toda sua produção. Além disso, o Instituto Sto Brasil oferece educação continuada dedicada a formar parceiros na indústria da construção, com as boas práticas e manuseio adequado dos produtos Sto. 

Para mais informações: https://www.stobrasil.com.br