CONTRATAÇÕES CRESCEM 14% NA CONSTRUÇÃO CIVIL DE ITAPEMA

O estoque de empregos gerado pela construção civil de Itapema já alcança os 7.958 trabalhadores, aumento de 14% em relação ao estoque do ano passado, quando o setor empregava diretamente 6.965 pessoas. Os números são do Ministério do Trabalho e Emprego e mostram a relevância da atividade na geração de emprego e renda. Neste cenário, grandes construtoras ocupam papel importante contratando moradores e pessoas que vêm de outras regiões em busca de oportunidade. Exemplo disso é a Profor Construtora e Incorporadora, sediada em Itapema há 23 anos e geradora de mais de mil empregos, entre diretos e indiretos. Desde sua fundação, a empresa já entregou ao mercado 200 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em residenciais que somam 588 apartamentos.

A Profor acompanha a evolução da construção civil no município em empregabilidade. Na empresa, o número de contratações, de 2022 para 2023, cresceu acima da média da cidade, ficando em torno de 20%. Este aumento se deve aos novos lançamentos colocados à venda pela marca. A construtora possui 160 mil metros quadrados em construção, mais de 520 clientes ativos, cinco obras em andamento e seis projetos futuros. Atualmente, as equipes trabalham na finalização dos residenciais Brooklyn Tower e Times Square, em Meia Praia, com previsão de entrega para este ano, enquanto a empresa se prepara para lançar outros dois empreendimentos em Porto Belo: o The Porto Plaza e o Reserva do Arvoredo, nos bairros Balneário Perequê e Alto Perequê, respectivamente.

João Formento, CEO da Profor, ressalta que o alto padrão construtivo do mercado imobiliário de Itapema  demanda cada vez mais mão de obra e qualificação. “Em projetos futuros, temos 500 mil metros quadrados em obras programadas. Não tenho dúvida de que a qualidade do trabalho começa no canteiro de obras e destaco que os dados de empregabilidade não significam apenas números, mas mostram a força de um setor que gera emprego, renda e profissionalização a milhares de trabalhadores e famílias itapemenses”, avalia Formento. Com grandes planos para o futuro, a Profor planeja o lançamento de um empreendimento que se tornará ícone em Itapema: o Empire 234. Com entrega prevista para 2030, o Empire 234 estará entre os cinco maiores arranha-céus do Brasil.


João Formento, CEO da Profor. Crédito : Divulgação