ABNT publica norma técnica para construção de casas em wood frame

O sistema construtivo industrializado e sustentável é uma solução para contribuir com a diminuição do déficit habitacional brasileiro

Wood frame
 
Após sete anos de intensos trabalhos técnicos, a norma de edificações em light wood frame foi publicada agora pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A publicação do texto marca oficialmente um importante passo para a consolidação do uso do sistema construtivo industrializado e sustentável no Brasil.

“A publicação da norma é uma conquista muito importante para o setor industrial madeireiro e todos os elos envolvidos na cadeia produtiva da construção brasileira. Agora, outros desafios precisam ser vencidos para que o sistema construtivo em wood frame ganhe escala, como o desenvolvimento de ações coordenadas para estimular o desenvolvimento de políticas públicas para o uso do sistema no Brasil, bem como a inclusão nas linhas de financiamentos oficiais”, pondera o presidente da ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente), Juliano Vieira de Araujo.

Para o Crea-PR, o sistema construtivo wood frame não só veio para ficar como alavancará a construção civil brasileira:

“Além de ser de qualidade, altamente sustentável, não tem desperdício e é muito rápido para ser feito, levando apenas um terço do tempo do tradicional. Estamos entrando na era de industrialização, e isso nos ajudará no desenvolvimento e no déficit de habitações brasileiras. Estamos muito felizes com a notícia.”, segundo Euclesio Manoel Finatti, Assessor Parlamentar do Conselho, no qual também atua como Coordenador da Comissão de Estudos da Norma Técnica Edificações em light wood frame pela ABNT.

Histórico

A publicação da norma técnica ABNT NBR 16936 – Edificações em light wood frame tem em sua história um amplo trabalho técnico que envolveu diversos agentes, entre eles associações, universidades, pesquisadores e empresas do setor industrial madeireiro, fornecedores do sistema e construtoras. Há quase 15 anos, o primeiro passo foi dado com a criação da Comissão Casa Inteligente, uma iniciativa da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do
Paraná) que reuniu, no primeiro momento, empresários dos setores madeireiros e representantes da construção civil do Paraná. Com o passar dos anos, o grupo cresceu, reunindo interessados que começaram a buscar soluções e elencar os maiores desafios para a consolidação do sistema, entre eles, técnicos, políticos e culturais.

A compreensão sobre a necessidade de padronização e ganho de escala nos negócios, trouxe a Abimci, entidade gestora do Comitê Brasileiro de Madeiras da ABNT, o CB-031, para dentro destas tratativas, atuando tecnicamente e organizando junto à ABNT os trâmites para a criação da Comissão de Estudos para o desenvolvimento da norma. Assim, em 2016, foi instalada a Comissão de Estudo de Sistemas Construtivos Light Wood Frame da ABNT.

O intenso trabalho realizado pela Comissão de Estudos da ABNT teve como objetivo a estruturação do texto da norma focado em aspectos técnicos de projeto, execução e desempenho para edificações em até dois pavimentos. Após inúmeras reuniões presenciais, realizadas em Curitiba (PR), que reuniam os interessados e colaboradores para o desenvolvimento da norma, esses encontros passaram a ser remotos, desde o início da pandemia. Neste período, o texto da norma foi encaminhado para várias consultas nacionais para avaliação dos seus conteúdos. Neste ano, o texto da norma foi finalizado e publicado, o que representa um importante passo para a consolidação do sistema construtivo no Brasil com amplo potencial de gerar escala e negócios.

Fonte: ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente)