Blog: Info Casa Cor Paraná 2011


Crédito foto: Patrícia Lion

O conceito do ambiente leva em consideração a maneira como o fácil acesso à informação transforma a vida e o tempo. 

Visitantes e arquitetos da Casa Cor Paraná 2011 poderão encontrar informações sobre o evento e parceiros em um único lugar: o Espaço Info Casa Cor Paraná, desenvolvido pela arquiteta Denise Moura. O conceito do ambiente, de aproximadamente 38m2 e com discreta visão de área verde, leva em consideração a maneira como o fácil acesso à informação transforma a vida e o tempo.
Segundo Denise, o maior desafio foi transformar um espaço funcional, em algo atrativo e que tivesse algum significado. Que não fosse apenas um depósito de informações. A quantidade de informações que recebemos diariamente, e como nos envolvemos com elas, às vezes sem necessidade, foi o foco e o significado principal do ambiente.
Assim, há uma saturação dentro do espaço: de brilho, tanto no piso, quanto nos espelhos e nos painéis folheados de prata, de cúpulas numa analogia à nuvem de informações na qual estamos inseridos, de imagens retiradas de noticiários, de informações relativas ao evento e parceiros, e de sons.
Para deixar o piso com um brilho metalizado e assim transmitir a idéia de tecnologia e saturação, foi aplicado papel laminado na cor prata com proteção de uma resina poliuretana vegetal à base de mamona (material natural e sustentável, sem solventes).
Também existe uma passarela central com pufes na cor verde petróleo. Entre eles, caixas de acrílico contêm brinquedos tecnológicos. Eles são tratados como jóias e objetos de desejo dos nossos tempos, que nos mantêm conectados no mundo da informação.
O teto conta com um desnível central com acabamento folheado em prata. “A iluminação é composta de mais de 30 cúpulas brancas de tamanhos diferentes fornecidas pela Duo Light, simbolizando a ‘nuvem’ de informações a que somos submetidos diariamente”, explica a arquiteta. O mesmo painel prateado desce na parede do fundo, onde três monitores mostram imagens contínuas que já foram notícias. O eixo central representa a informação fácil e o quanto somos atraídos por ela.
A parte funcional do espaço, no entanto, está nas laterais. Do lado direito, TVs em painéis verticais. Já do lado esquerdo, no plano horizontal, o visitante tem acesso às plantas da Casa Cor e aos cartões dos apoiadores. O pequeno deck no fundo serve para admirar o verde existente no local e simboliza nossa possibilidade de nos desconectarmos e apreciarmos o silêncio.
Informação sonora
O Espaço Info Casa Cor deve ser o único ambiente da Casa Cor PR a contar com trilha sonora própria. Criada pelo artista de som e imagem César Munhoz, ela complementa o conceito do excesso de informações sugerido pela arquiteta Denise Moura. Para tanto, foi criado um remix do dia-a-dia, composto de elementos diversos.
São centenas de camadas de sons diversos como trânsito, gente conversando ao telefone, barulho de rua, diálogo de novela, orações, rádio de música popular, rádio de notícias, entrevistas, latido de cachorro, risada de criança e som de chuveiro. “Juntei tudo e criei uma peça sonora com harmonia e ritmo, algo agradável para quem está no espaço mas que ao mesmo tempo lembra essa confusão”, explica César.
Os sons do cotidiano foram registrados com um gravador de K7 em diversas situações nos últimos quatro anos, em cidades dentro e fora do Brasil (Curitiba, São Paulo, Santiago do Chile e NY, entre outras). “Foram sons que coletei sem imaginar para o que eu poderia usar um dia. Quando a Denise me explicou o conceito do espaço, percebi que era a oportunidade perfeita para utilizá-los”. A colagem ainda tem trechos de falas famosas de JFK, Martin Luther King Jr., Che Guevara e Monteiro Lobato.
Fornecedores:
Marcenaria Maia
Gesso: Espaço Clean
Iluminação e cúpulas: Duo light
Resina Poliuretana: KEB revestimentos naturais
Tintas: Suvinil
Vidros e espelhos: Casa do Vidraceiro
Tecidos: Casa Nova Interiores

Denise Moura Arquitetura
41-3013-6230 / 9112-1291

Assessoria de Imprensa
Gustavo Zielonka V. Rodrigues
41-8864-2486 / 3023-4328