As principais economias mundiais tem repensado o modelo de regulação, em resposta às cobranças da sociedade quanto a uma possível nova crise financeira, que parece nos assombrar. Tem-se trabalhado na melhoria da capacidade das agências reguladoras (monitoramento de ameaças à estabilidade financeira), fortalecimento da vigilância e fiscalização das instituições , melhoria da capacidade dos mercados financeiros e preparação para que possam absorver choques.
Nesta linha, o Federal Reserve (Fed, banco central americano), que perdeu grande parte de sua credibilidade durante a crise global de 2008, buscou desenvolver regras que protegesse a comunidade em geral. Criou um gabinete de política para estabilidade financeira e pesquisa, com o intuito de analisar riscos e implicações.
E, ontem (20), por exemplo, foi aplicada uma multa de 85 milhões de dólares a Wells Fargo (holding e financeira) pelo Federal Reserve . É a mais pesada multa já aplicada, no que diz respeito a legislação de defesa do consumidor. A sanção refere-se a acusações contra uma antiga filial do banco californiano, a Wells Fargo Financial, que data do período entre 2004 e 2008. A gigante dos empréstimos hipotecários é acusada de fraude e falsificação de documentos durante os empréstimos imobiliários de risco ("subprime"). A empresa terá que ainda indenizar "os clientes lesados". Práticas inseguras e deficientes devem ser punidas, sempre!
Fontes: Federal Reserve e NAR
0 Comentários
Deixe aqui seus comentários, críticas e sugestões...
Todos os comentários são lidos e moderados.
Grato!