Blog: O sucesso de uma consultoria depende mais do cliente ou do consultor?

As empresas do setor imobiliário cada vez mais contratam analistas, auditores, pesquisadores e conselheiros para ajudar na gestão dos negócios. A pressão por resultados e a dinâmica evolução das técnicas de administração "empurram" os executivos para que estejam à frente de seus concorrentes. Em geral, há alguma situação a ser melhorada ou que seja julgada insatisfatória. Então, a empresa pode contratar um consultor para auxiliar neste trabalho.

Pode haver carência técnica da equipe, questões culturais críticas ou outros pontos que dificultam visualizar os problemas de gestão da organização. Ou, algumas vezes o administrador até tem a resposta, mas recorre a um consultor para referendar sua posição junto a equipe. Lembro que o consultor tem influência, mas não tem poder direto para produzir mudanças. 

Diante deste breve cenário, no final da tarde da última quinta-feira (7), lancei uma pergunta aos meus seguidores: “O sucesso de uma consultoria depende mais do cliente ou do consultor?” Não imaginava a repercussão do tema e longe de haver um consenso sobre o assunto, compartilho algumas das opiniões com os visitantes do blog. 

Segue: 
“Do cliente, a postura do consultor é subjetiva, e passa ao papel de racional. Já o empresário deve realizar o contrário.”

“Creio que depende mais do consultor, que deve aplicar a liderança e, caso a empresa não se mova, até mesmo cancelar o trabalho.”

“Dos 2. Da percepção dos dois, cumplicidade, adequação, etc, etc.” 

“Acredito que a consultoria dependa mais do cliente, que deve aceitar as visões "de fora" da empresa."

"O consultor é agente de mudanças e a empatia se faz necessária no consultor, na venda de idéias". 

“Éum trabalho de dedicação conjunta.” “O consultor deve orientar sobre todas as possibilidades, mas o cliente precisa estar engajado e confiar no profissional cont.” 

“ Na verdade não há uma relação %. Não adianta consultor estar 100% e o cliente 60%, ou vice-versa. A relação é 100% de cada.” 

“Depende...no início este 50% da relação esta na percepção das necessidades e desenvolvimento do Plano de Ação, outros 50%...”  “Outro 50% no entendimento e na possibilidade de execução. Em outra fase 80% da empresa em realizar e 20% acompanhamento.”

“Cada qual tem que confiar 1 no outro e respeitar momentos: de falar,de ouvir”. 

Resultados
De todos os seguidores que opinaram houve empate técnico nas respostas (50% para cada lado). Muitos expressaram ideias e conceitos, mas não colocaram suas opiniões. 

O que é uma consultoria? 
Gosto do conceito adotado pelo Instituto de Consultores do Reino Unido. “Consultoria é um serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independentes e qualificadas, para a identificação e investigação de problemas que digam respeito a política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implantação dessas recomendações.”