Blog: 11º SIPAT provoca reflexão entre colaboradores da CMO Construtora


Com o tema “Pare, Pense e Olhe - As vítimas o acidente nunca escolhe”, a CMO diminuiu o ritmo de suas obras durante uma semana para a realização da 11ª SIPAT. Um momento de reflexão sobre segurança e saúde


Entre os dias 15 e 19 de junho, as obras da CMO Construtora pararam mais cedo. Por volta das 12h a cada dia, uma das construções tinha sua rotina modificada pela 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Palestras, teatros, dinâmicas e sorteios tomaram conta da tarde de cerca de 955 colaboradores da empresa. Além da troca de conhecimentos, os participantes fizeram teste de glicemia e aferição da pressão arterial realizados pela Drogasil em parceria com o Serviço social da construção civil no estado de Goiás (SECONCI-GO). 

Em cada dia, durante uma semana as sete obras e a sede administrativa da CMO trataram de segurança do trabalho e temas ligados à saúde como alcoolismo, qualidade de vida, doenças, prevenção do câncer de próstata, higiene pessoal, DST/ AIDS e relacionamento saudável no trabalho. Com ampla experiência na área da construção civil, o diretor Moacyr Moreira explica que o objetivo da SIPAT é mostrar para o trabalhador que sem a sua participação efetiva, a segurança no trabalho não é plena. “A segurança é uma das principais questões envolvendo o trabalho na construção civil. Queremos conscientizar cada colaborador para que ele entenda que a sua segurança é garantida com sua própria atitude somada ao apoio da empresa”, comentou. 

O engenheiro do trabalho responsável pela organização da 11º SIPAT, José Fernando de Sousa, conta que a participação dos colaboradores na programação foi maciça e as atividades, realizadas em parceria com o SESI arrancaram sorrisos e reflexões dos participantes. A coordenadora de RH, Verônica Donaçam, contou que o grande destaque da programação foi o encontro no setor Negrão de Lima. “Reunimos as três obras que temos nas proximidades, o Portal dos Buritis, Portal dos Parques e Portal dos Ipês, em um espaço de eventos e contamos com a participação de 350 colaboradores. Foi uma experiência muito boa e uma oportunidade para troca de informações”, contou. 

Outro destaque da programação foi a peça sobre relacionamento no trabalho encenada, na última segunda-feira (18/06), pela Cia. de Teatro Carlos Moreira na sede administrativa da CMO Construtora. De maneira lúdica e engraçada, os atores incorporaram personagens caipiras para mostrar a importância da gentileza, do trabalho em equipe e do diálogo no ambiente de trabalho. Para gerente financeiro, Rosa Inês Oliveira, o teatro foi uma maneira divertida de conscientizar. “Além disso, a SIPAT é um ótimo momento de confraternizar com a equipe”, acrescentou. 

Marcela Guimarães 
Jornalista da Comunicação Sem Fronteiras 
Contatos diretos: 
Comunicação Sem Fronteiras 
RAQUEL PINHO E EQUIPE 
Contatos: (62) 3522 3163 ou (62) 3921 0430