Blog: Twitter - exemplos a seguir no setor imobiliário

By | sexta-feira, junho 17, 2011 Leave a Comment



Perfil da presidente da ABMI, Virgínia Duailibe, é um fenômeno na rede social

Por ser uma ferramenta nova, os usuários do Twitter ainda procuram fórmulas para se dar bem na rede social de maior sucesso no Brasil. No mercado imobiliário, corretores, empresários e clientes também se conectam através da ferramenta. E alguns deles já se destacam pela popularidade. 

A presidente da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI), Virgínia Duailibe (@v_duailibe), tem o perfil pessoal mais seguido do setor. Mais de 1.600 pessoas acompanham e, principalmente, interagem com a empresária. O perfil de Virgínia Duailibe no Twitter é seguido até por grandes veículos de comunicação, como o jornal o Globo (@JornalOGlobo). A principal comentarista de economia do país, Mirian Leitão, também já interagiu com Virgínia Duailibe através da ferramenta online. Somente no dia 15 de junho, mais de 30 pessoas responderam aos comentários da presidente da ABMI. “Eu já alcancei meu objetivo que, ao contrário da maioria, não tem nada a ver com quantidade de seguidores. Quando publico um conteúdo e algum seguidor me diz que aquilo lhe foi útil, eu me sinto gratificada por ter conquistado a credibilidade suficiente para orientar e me posicionar bem junto aos profissionais e empresas da minha área”, fala Virgínia Duailibe. 

A presidente da ABMI já começa o dia no Twitter. Entre 6h e 7h, ela lê as principais notícias do setor imobiliário na internet. Quando começa o Bom Dia Brasil, da Rede Globo, faz os primeiros tuites do dia, comentando reportagens do telejornal e de outros veículos de comunicação. Depois, ela conecta novamente as 14h30, horário mais movimentado do Twitter. E volta a utilizar a ferramenta no final da tarde. “Eu não costumo retuitar com muita frequência jornais nem o que os outros dizem. Minha proposta no Twitter é opinar, comentar e analisar o mercado imobiliário e seus acontecimentos. Quando sai o índice do IGP-M, por exemplo, todo mundo escreve. Eu só vou escrever isso se houver uma variação absurda. São notícias que acabam cansando quem lê”, ensina. 

“Me ajude a acalmar o mercado” 
Na última semana, um tuíte que chamou a atenção foi o comentário do presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, Cláudio Conz (@claudioconz). Depois que Virgínia Duailibe comentou sobre a falta de cimento no mercado, o presidente da Anamaco respondeu a ela: “Me ajude a acalmar o mercado”. E ali surgiram outros tuites tratando sobre o assunto. Dezenas de pessoas elogiam e agradecem Virgínia diariamente pelos comentários que faz. O corretor de imóveis Milton Simão (@miltonsimao), da Abreu Brasil Brokeres, escreveu: “A lição número 1 do dia, matéria Mercado Imobiliário. Mestra Virgínia Duailibe(PHD)”. O portal Redimob (@redimob) tuitou: “O seu Twitter é referência no setor imobiliário”.

Exemplos a seguir 
Outro perfil do setor imobiliário que faz sucesso no Twitter é do consultor de empresas, palestrante e blogueiro do setor de construção, Edvaldo Correa (@edvaldocorrea). Ele tem mais de 1.500 seguidores. O tuiteiro diz que a ferramenta tem três finalidades: ser um canal para relacionamento com parceiros, investidores e interessados no setor da construção; ser uma sustentação para seu "personal branding" e para seu blog Acontece na Construção; e para buscar e disseminar conhecimentos. Edvaldo Correa fica conectado cerca de três horas por dia no Twitter. Mas ele dá um alerta importante. “O Twitter deve estar na estratégia de ‘Social Media’ como mais um canal de contato e para complementar as ações offline. Algumas empresas e perfis pessoais se perdem querendo vender a qualquer custo e tornando-se invasivas nas redes sociais. A venda virá naturalmente, quando os seguidores perceberam a credibilidade, a ética, a transparência e a presença digital do tuiteiro”, fala o consultor. 

Outro perfil que virou referência nacional é o criado pela Abreu Imóveis (@twittaoabreu) para um leilão virtual em fevereiro de 2010. Em um dia, a imobiliária comercializou R$ 13 milhões em imóveis através da rede social. Hoje, mantém contato com o mercado através do perfil @abreubrbrokers. O diretor da Abreu Imóveis, Ricardo Abreu (@rcabreu), também acompanha o que Virgínia Duailibe escreve diariamente. “Gosto da maneira que ela expõe as informações do mercado imobiliário de forma clara, além de interagir com seus seguidores de todo o país de maneira imparcial e sempre com o objetivo informar o momento em que passa o mercado imobiliário em cada ponto do Brasil”, comenta o executivo. 

Fonte: Assessoria de Imprensa ABMI
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial