Estádios da Copa - Beleza à Parte...


Começou a Copa do Mundo da FIFA de Futebol na África do Sul e nenhuma das seleções até o momento demonstrou algo de fenomenal. Entretanto, os estádios são fabulosos.

Até o dia 11 de julho vamos poder contemplar estas belíssimas obras de arte. Houveram algumas construções novas e vários estádios foram reformados. São dez no total. Vamos a eles:

1 - O FREE STATE STADIUM (Mangaung - Bloemfontein) é de 1952 e pode abrigar cerca de 41 mil torcedores. Foi reformada para a Copa das Confederações e é um dos mais charmosos do evento. Para quem lembra foi palco da memorável semi-final entre Espanha e Estados Unidos.




2 - O GREEN POINT é na Cidade do Cabo e foi construído especialmente para esta Copa no lugar de outro que comportava apenas 15 mil pessoas. Com capacidade para 64 mil torcedores, tem estúdios de rádio e televisão, 2 andares de estacionamento, área de negócios, alimentação e teto, que cobre os assentos em dias de chuva.


3 - O Mbombela Stadium localiza-se a 7 km ao norte da cidade de Nelspruit. Tem capacidade de 41 mil lugares. Foi um dos cinco estádios construídos especialmente para este mundial.


4 - O Loftus Versfeld Stadium é um estádio com capacidade para 52 mil torcedores e pertencente ao time de rugby Blue Bulls e ao time de Mamelodi Sundowns Football Club. Fica em Pretória. Sediou alguns jogos da Copa do Mundo de Rugby de 1995 e foi um dos quatro estádios que sediaram jogos da Copa das Confederações em 2009.


5 - O King Senzangakhona Stadium tem design inovador, possui formato oval e é coberto por um arco de 100 metros de altura que cruza todo o seu diâmetro, além de ter capacidade para 70 mil pessoas.


6 - O Royal Bafokeng Stadium ou Royal Bafokeng Sports Palace fica na cidade de Rustenburg. Fica em uma região muito rica, devido às minas de platina em Johannesburgo. Para 2010, foram instalados novos placares eletrônicos, a iluminação foi modernizada e um novo sistema de acesso ao público foi criado, para garantir conforto aos 40 mil espectadores que comporta.




7 - O Estádio Nelson Mandela Bay Stadium, por sua vez, possui 48 mil assentos. Fica situado em Port Elizabeth. Com um custo de aproximadamente R$590 milhões foi construído com vista para o North End Lake, no coração da cidade. Sedia regularmente partidas de Futebol e Rugby Union, além de grandes shows. Está entre os grandes investimentos do país para sediar a copa. São 150 suítes VIP’s, 60 suítes de negócios, além de loja de roupas de esporte, ginásio e 500 vagas de estacionamento.





8 - Em Johannesburgo fica o Ellis Park Stadium. A segurança é um dos pontos principais na reforma dessa obra. Muitas câmeras foram instaladas para garantir a segurança de 63 mil torcedores. O estádio pertence ao time de rugby Golden Lions, hospeda também vários jogos da Seleção Sul-Africana de Rugby, é considerado um dos principais estádios de rugby do país, mas também é usado pelo time de futebol Orlando Pirates. Inaugurado em 1928. Em 11 de Abril de 2001 foi palco de uma das maiores trágedias do esporte: durante um jogo entre Kaiser Chiefs e Orlando Pirates, 43 torcedores morreram tentando entrar no estádio, quando 30 mil torcedores tentavam entrar no estádio que já estava lotado.




9 - Também em Johannesburgo fica o Soccer City. É o principal estádio de futebol da África do Sul e o estádio que recebeu o maior investimento. Sua arquitetura foi inspirada em um antigo vaso africano. Sua capacidade foi aumentada de 80 mil para 94 mil pessoas. A fileira superior foi estendida em volta do estádio e uma cobertura construída em cima da arquibancada.



10 - Por último, o Peter Mokaba. Possui sistema de som e de segurança de alta qualidade. Localiza-se na cidade de Polokwane. O nome é uma homenagem ao ilustre militante da luta pela emancipação da África do Sul contra o regime do apartheid, o estádio guarda uma grande importância histórica para o país. Peter Mokaba nasceu e foi criado em Polokwane e ficou conhecido pela combatividade e pela liderança inspiradora. O desenho da enorme estrutura de concreto foi inspirado no Baobá, a árvore símbolo da região, com quatro "troncos" gigantes em cada canto do estádio sustentando a cobertura e acomodando rampas de circulação vertical e núcleos de serviços. O novo local de competição foi construído próximo ao antigo estádio de mesmo nome, em Polokwane, e a 5km do centro da cidade, com capacidade para 45 mil pessoas.




Agora, vamos torcer pelo Brasil! Rumo ao hexa!