Jogos de Londres e o respeito ao meio ambiente

By | sexta-feira, janeiro 06, 2012 Leave a Comment

Em post de julho de 2010 citamos que Londres seria um dos eventos esportivos mais sustentáveis da história. Ainda faltam 202 dias para as Olimpíadas iniciarem, mas já é possível ver pelo andamento das obras que o legado será enorme para a sociedade britânica. 

Com um orçamento bilionário (7,3 bilhões de libras esterlinas), praticamente todo ele contratado com empresas britânicas (1500 contratos), que impulsionou a economia local, inúmeras obras e investimentos no transporte público foram realizados.

Um dos exemplos é o Parque Olímpico de Stratford. A área que foi degradada pelo uso de inúmeros indústrias desde a Revolução Industrial transformou-se em um amplo espaço verde para uso dos cidadãos locais. A área sul do parque irá se concentrar em manter a atmosfera dos jogos, com jardins, mercados, pequenos eventos, cafés e bares. E a parte  norte usará técnicas atuais de sustentabilidade para gerenciar enchentes, por exemplo. O novo espaço público será um habitat ideal para centenas de espécies existentes e outras raras. São 4 mil árvores e mais de 300 mil plantas de zonas úmidas, em 2,5 quilômetros quadrados de verde. 



A ODA - Autoridade Olímpica Britânica estuda materiais, sistemas e processos de reciclagem desde 2005, quando foi eleita a sede dos Jogos Olímpicos. Mesmo as áreas de arquibancadas e outras áreas provisórias foram muito bem planejadas pelo time envolvido. 

附加圖片: 10_default_2edb_london_olympics_aquatics_centregames.jpg

Ainda no quesito sustentabilidade, cerca de 97 % dos materiais usados em tudo o que precisou ser demolido foi reaproveitado, as edificações serão reaproveitadas para residências após o evento, os trabalhadores foram deslocados para os canteiros-de-obras por ferrovias ou hidrovias, todo o solo foi descontaminado, a energia será por  biomassa, entre tantas outras iniciativas louváveis.






A ideia dos organizadores é aproveitar o transporte público e incentivar as caminhadas e o uso de bicicletas durante os jogos. Alguém dúvida da competência dos britânicos e que tudo será um sucesso? Se quiser saber mais, assista ao vídeo Going for Green (em inglês).

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial