"Quebrar regras é sair do óbvio" - Entrevista com Guilherme Machado

By | sexta-feira, abril 19, 2013 6 comments
Um dos profissionais mais conectados e inovadores do mercado imobiliário brasileiro é o entrevistado desta semana: Guilherme Machado. O especialista posta com frequência informações estratégicas voltadas para corretores de imóveis e estrutura análises profundas sobre o mercado imobiliário no site guilhermemachado.com. Conteúdo que é fruto de sua grande experiência como executivo do setor e de atualização constante. Acompanhe a entrevista.

Guilherme Machado
Edvaldo Corrêa - Conte um pouco sobre o seu início no mercado imobiliário. 
Guilherme Machado - A minha inserção no mercado imobiliário partiu de um convite para ser corretor. O convite ocorreu por meio de um conhecido que trabalhava em uma imobiliária, e que via no meu perfil a possibilidade de ser um bom profissional. Confesso que entrei na profissão por falta de opção. 


Cheguei ao mercado sem nenhum treinamento. Errei bastante, mas também aprendi muito. Aos poucos fui me apaixonando por esta desafiante e motivadora profissão. 

Venho de uma época em que os corretores trabalhavam com pastas. Computador era um artigo de luxo; crédito e recursos financeiros eram escassos. Uma época em que a venda era desafio ainda mais complexo de superar do que é hoje, pois o cenário era menos favorável. 

Contudo, sempre fui muito obstinado, os resultados não satisfatórios me incomodavam muito e me deixavam triste. Diante disso percebi que precisava investir mais em minha carreira para alcançar os meus objetivos e desejos. Em minha vida não há espaço para comodismo. 

Desliguei-me da primeira imobiliária onde iniciei minha carreira de corretor, passando para outra imobiliária, que apesar das dificuldades estruturais valorizava mais os treinamentos. Empenhei-me em aproveitar ao máximo as oportunidades que a empresa oferecia à equipe. Atuei nesta ultima empresa por mais de 10 anos. Entrei como corretor, de corretor fui promovido a gerente, de gerente a diretor e mais tarde tornei-me sócio desta mesma empresa que é hoje uma das maiores imobiliárias do Espírito Santo. 

Edvaldo Corrêa - Quando e como começaram os planos de estruturar uma empresa focada em geração de conteúdo, treinamento e consultoria para o setor imobiliário? 

Guilherme Machado - Em novembro de 2011, após mais de 8 anos à frente da gestão executiva de uma grande imobiliária aqui no Espírito Santo, decidi deixar o grupo para atuar como uma das maiores paixões da minha vida: o desenvolvimento da carreira de corretor de imóveis. 


Desde quando estive como gestor de equipe sempre fui um grande defensor da qualificação profissional e investi muito nesta área com as equipes em que atuei. Identificava e ainda identifico uma grande carência no setor de qualificação específica para o mercado imobiliário. E com a experiência obtida ao longo dos meus 15 anos de atuação no setor tinha a convicção que investir neste nicho de negócio seria um bom caminho. 

Não foi uma decisão fácil, mas foi uma escolha fundamental e estratégica em minha vida. 

Comecei a colocar esta ideia em prática com o blog www.guilhermemachado.com onde analiso o mercado imobiliário e abordo dicas para o aperfeiçoamento dos corretores a partir das minhas próprias experiências. Este espaço se configurou com uma espécie de laboratório para os meus projetos. 

Utilizo meus próprios erros e acertos para elaborar meus posts, que com uma linguagem direta e de fácil compreensão. Com esta estratégia, em pouco tempo o blog começou a atrair cada vez mais profissionais do mercado fortalecendo assim ainda mais o meu desejo de investir na área de treinamento e capacitação para o mercado imobiliário. 

Assim, nascia a minha a empresa, a Inteligência Imobiliária, em junho de 2012. A empresa atende gestores e empreendedores do mercado imobiliário, de construtoras e de incorporadoras, corretores de imóveis e demais profissionais de referência para o segmento que buscam aperfeiçoar o seu desempenho e atingir melhores resultados. 

Edvaldo Corrêa - Qual sua visão sobre as principais oportunidades de melhoria nas equipes de vendas das imobiliárias? O que pode ser feito no curto prazo para os corretores melhorarem seus desempenhos? 
Guilherme Machado - O mercado por si só já é uma grande oportunidade de melhoria para as equipes de vendas. Temos uma economia equilibrada, a população com um maior poder de compra, políticas facilitadas de acesso ao crédito e um grande déficit habitacional no país. Além disso, ter a casa própria ainda é um dos maiores sonhos dos brasileiros. Sendo assim, este cenário abre diversas oportunidades para alavancagem do setor. 

E para se sobressair em um mercado que está cada vez mais competitivo não há outro caminho a não ser capacitação, o estudo contínuo do mercado e do comportamento do cliente e a adoção de uma nova atitude. Costumo dizer que saber fazer e não fazer é a mesma coisa que não saber. 

Edvaldo Corrêa - Que tipos de treinamentos são mais solicitados pelos seus clientes e qual a duração deles? 
Guilherme Machado - Nossas demandas são variadas, mas em suma elas visam a melhoria da perfomance individual e coletiva da equipe e com isso a melhoria nos resultados em vendas. 

Dentro desta expectativa busco sempre abordar um conteúdo interdisciplinar associando estudos teóricos e casos práticos focando relacionamento com o cliente, comunicação, conhecimento do mercado, planejamento, entre outros. 

A duração também é variável e depende da necessidade de cada situação, mas em média são workshops com oito horas de duração. 

Edvaldo Corrêa - Quanto tempo você e sua equipe dedicam por semana para a atualização dos perfis da empresa nas diversas mídias sociais e conseguirem manter uma forte presença digital? 
Guilherme Machado - O trabalho da nossa equipe é diário. Trabalhar com mídias sociais é muito mais do que criar um perfil. Requer pesquisa, diagnóstico, criação de conteúdo relevante, acompanhamento dos diversos canais de comunicação importantes para o mercado imobiliário. Isso consome bastante tempo. 

Edvaldo Corrêa - Que dicas “de ouro” você pode dar aos visitantes de nosso blog que estão começando a atuar como corretores de imóveis? 
Guilherme Machado - A carreira de corretor de imóveis é desafiante, mas ao mesmo tempo apaixonante, e para se destacar nesta profissão é preciso gostar do que se faz e principalmente, gostar de se relacionar com pessoas, pois lidamos diariamente com uma das variáveis mais complexas que existe: o ser humano. 

Além disso, estamos lidando com um bem de alto valor, não só em questões financeiras, mas, sobretudo, porque em muitos casos envolve o sonho das pessoas. Por isso, a nossa profissão é tão desafiante e apaixonante. 

Não há uma receita pronta, cada profissional deve encontrar o seu próprio jeito de ser corretor de imóveis, porém, alguns ingredientes são imprescindíveis: foco, disciplina, planejamento, persistência, resiliência, comprometimento, estudo contínuo do mercado e um comportamento diferenciado. 

É necessário entender que acima de tudo devemos quebrar regras. E quebrar regras é sair do óbvio e isso não significa que você deva fazer algo inédito, mas fazer as mesmas coisas de uma forma diferente. E tudo isso, pensando não só no desenvolvimento pessoal, mas também da equipe, pois afinal, juntos somos fortes. 



Guilherme MachadoCorretor de Imóveis, Consultor, Coach, Palestrante e Estrategista. Executa trabalhos de Desenvolvimento de Equipes para alta performance com foco no Mercado Imobiliário. Contribuições para o desenvolvimento do setor com diversas publicações em jornais e revistas de circulação e relevância nacional. Autor de diversos artigos e posts em portais imobiliários e em seu próprio blog



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Postar um comentário

Comente com sua conta do Facebook