Plataforma vai oferecer capacitação para corretores

Voltada para a profissionalização dos corretores de imóveis, a plataforma "Corretor Global" será lançada no início de 2018. Vai oferecer workshops online, cursos de capacitação do segmento e de áreas afins, além de promover eventos e chats. "Existem várias iniciativas na área hoje, mas elas são muito dispersas", diz o idealizador da plataforma, o empresário do setor imobiliário Daniel Rosenthal. "Nós vamos organizar tudo isso e trazer de forma organizada para o corretor o que há de melhor."

Coordenada por Rosenthal ao lado de outros 12 profissionais do mercado imobiliário, a iniciativa surgiu durante o I Thinkimobi, encontro em que foram discutidos os obstáculos enfrentados pelos corretores de imóveis. 

Rosenthal afirma que o principal problema identificado foi a desvalorização do profissional no sistema de vendas. 

"As pessoas buscam fórmulas mágicas e buscam o imediatismo, mas antes de ter técnicas de vendas, o corretor precisa entender quais são as competências dele." 

Com a plataforma ativa, o objetivo é capacitar por volta de 50 mil corretores no prazo de um ano. Os treinamentos propostos pelo Corretor Global serão direcionados para os profissionais que já possuem o curso de Técnico em Transações Imobiliárias. O curso é necessário para exercer legalmente a profissão, mas, segundo Rosenthal, ele é muito básico e serve somente como registro, sem dar conta de suprir as exigências do mercado e dos clientes. 

"Nossa ideia é não só capacitar o corretor, mas trazer à tona para ele mesmo a sua responsabilidade social." Em novembro, será realizada a segunda edição do Thinkimobi, desta vez reunindo apenas profissionais mulheres. Para o carnaval de 2018, está planejado um terceiro encontro unindo todos os participantes. A ideia é continuar trabalhando as soluções e inovações para as carências no setor. Atualmente, o Brasil possui pouco mais de 150 mil corretores ativos no segmento.

Por:  O Estado de S. Paulo, Mariana Agati, 22/out