Por dois anos pude atuar no setor da moda, em paralelo ao da construção civil. Foi um período de grandes aprendizados. Um deles foi sobre a importância da MARCA. Muitas empresas optam por serem fornecedoras de serviços e insumos, "abrindo mão de ter sua marca" reconhecida pelos consumidores. Reforço que isto não é um problema, desde que esteja alinhado com a estratégia da empresa.
Mas, para aquelas empresas que precisam ter sua empresa reconhecida por clientes e prospects, em um mercado cada vez mais competitivo, gerir suas marcas é fundamental. Não são somente automóveis, eletro-eletrônicos e roupas que possuem gestão de marcas. Empresas como Rossi, Tecnisa, Plaenge, Irmãos Thá, Hugo Peretti, Giacomazzi, para citar apenas algumas delas, despertam emoções, desejos, sonhos... e tudo isto colabora para a construção da personalidade da marca. Comprar um imóvel a priori é um processo racional, mas é também marcado pelo aspecto emocional. O sonho está presente e as empresas sabem disto!
Marca não é só um nome. Pode transmitir simbolismo, valores, estilo e conceitos. O chamado "branding" e as diversas formas de gerenciá-las tem sido meu objeto de estudo também. Lembro que apesar da subjetividade de uma marca, é preciso posicioná-la, para que ela reflita conceitos e valores que a empresa deseja passar.
Agora, como fazer para diferenciá-la? Como fazer para agregar valor a marca? Pense em sua empresa: Se você fosse vendê-la hoje, a marca teria valor monetário? Ou somente os recursos físicos? A marca é um ativo importante e deve ser bem administrada. Lembro que em muitos casos ela pode valer mais que os demais ativos da empresa. Mas, isto é feito no longo prazo. Ela não se constrói sozinha e deve ser gerida com eficiência. O empresário precisa estar disposto a monitorar a marca com os clientes, fornecedores e parceiros.
Em nosso caso, que somos apaixonados pelas redes sociais (youtube, orkut, twitter, facebook, etc.), sabemos da importância de que a marca esteja em conformidade com seu posicionamento estratégico. Vemos muitas ações que poderiam ser melhor geridas pelas construtoras, incorporadas e imobiliárias. Ações simples e que trariam um resultado a curto prazo e com baixos investimentos. Pequenos cuidados como não deixar o twitter sem uma foto ou logo da empresa, um blog sem atualização a vários meses, não responder aos questionamentos dos clientes, site sem informações de contato... é só navegar um pouco na rede e observar a falta de cuidado de várias empresas com suas marcas.
2 Comentários
Sim, é muito importante cuidar da marca.
ResponderExcluirAfinal, é através dela que a empresa poderá desenvolver e "invadir" o sub-consciente dos seus clientes.
Temos Grandes exemplo, entre somos fãs!
Percebe-se que algumas marcar são mais valiosas que o conjunto patrimonial da empresa, um grande exemplo: Coca-Cola.
Agregar valor a marca é o grande desafio.
Ótimo post!
Muito bom. Caso hajam pequenos cuidados das empresas com suas marcas os ganhos já são significativos. Maior visibilidade, credibilidade, confiança ... Ter um estratégia bem montada e cuja marca esteja alinhada com estes propósitos facilitam o entendimento por parte do consumidor de onde sua empresa quer chegar e como... Para as grandes marcas e fácil . Para as pequenas e medias que possuem poucos recursos, exige inteligência e foco. Boa semana.
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Grato!