24 de julho de 2010

Construção : a importância da marca!

Por dois anos pude atuar no setor da moda, em paralelo ao da construção civil. Foi um período de grandes aprendizados. Um deles foi sobre a importância da MARCA. Muitas empresas optam por serem fornecedoras de serviços e insumos, "abrindo mão de ter sua marca" reconhecida pelos consumidores. Reforço que isto não é um problema, desde que esteja alinhado com a estratégia da empresa.
Mas, para aquelas empresas que precisam ter sua empresa reconhecida por clientes e prospects, em um mercado cada vez mais competitivo, gerir suas marcas é fundamental. Não são somente automóveis, eletro-eletrônicos e roupas que possuem gestão de marcas. Empresas como Rossi, Tecnisa, Plaenge, Irmãos Thá, Hugo Peretti, Giacomazzi, para citar apenas algumas delas, despertam emoções, desejos, sonhos... e tudo isto colabora para a construção da personalidade da marca. Comprar um imóvel a priori é um processo racional, mas é também marcado pelo aspecto emocional. O sonho está presente e as empresas sabem disto!
Marca não é só um nome. Pode transmitir simbolismo, valores, estilo e conceitos. O chamado "branding" e as diversas  formas de gerenciá-las tem sido meu objeto de estudo também. Lembro que apesar da subjetividade de uma marca, é preciso posicioná-la, para que ela reflita conceitos e valores que a empresa deseja passar.  
Agora, como fazer para diferenciá-la?  Como fazer para agregar valor a marca? Pense em sua empresa: Se você fosse vendê-la hoje, a marca teria valor monetário? Ou somente os recursos físicos? A marca é um ativo importante e deve ser bem administrada. Lembro que em muitos casos ela pode valer mais que os demais ativos da empresa. Mas, isto é feito no longo prazo. Ela não se constrói sozinha e deve ser gerida com eficiência. O empresário precisa estar disposto a monitorar a marca com os clientes, fornecedores e parceiros. 
Em nosso caso, que somos apaixonados pelas redes sociais (youtube, orkut, twitter, facebook, etc.), sabemos da importância de que a marca esteja em conformidade com seu posicionamento estratégico. Vemos muitas ações que poderiam ser melhor geridas pelas construtoras, incorporadas e imobiliárias. Ações simples e que trariam um resultado a curto prazo e com baixos investimentos. Pequenos cuidados como não deixar o twitter sem uma foto ou logo da empresa, um blog sem atualização a vários meses, não responder aos questionamentos dos clientes, site sem informações de contato... é só navegar um pouco na rede e observar a falta de cuidado de várias empresas com suas marcas.
Pensem nisto!

Se quiser saber mais sobre o assunto, leia este post.



2 comentários:

  1. Sim, é muito importante cuidar da marca.
    Afinal, é através dela que a empresa poderá desenvolver e "invadir" o sub-consciente dos seus clientes.
    Temos Grandes exemplo, entre somos fãs!
    Percebe-se que algumas marcar são mais valiosas que o conjunto patrimonial da empresa, um grande exemplo: Coca-Cola.
    Agregar valor a marca é o grande desafio.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Caso hajam pequenos cuidados das empresas com suas marcas os ganhos já são significativos. Maior visibilidade, credibilidade, confiança ... Ter um estratégia bem montada e cuja marca esteja alinhada com estes propósitos facilitam o entendimento por parte do consumidor de onde sua empresa quer chegar e como... Para as grandes marcas e fácil . Para as pequenas e medias que possuem poucos recursos, exige inteligência e foco. Boa semana.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, críticas e sugestões...
Todos os comentários são lidos e moderados.
Grato!