Empresa italiana cria plataforma para imobiliárias usarem QR CODEs em sua carteira de imóveis

Periodicamente postamos no blog inúmeras inovações utilizadas em todo o mundo, no setor da construção, que vão desde a aplicação de técnicas e ferramentas em canteiros-de-obras a sistemas de marketing e venda de imóveis. 

Esta semana o portal Viva Real trouxe um artigo interessante sobre "Como e Quais Motivos para Utilizar QR CODE na Divulgação de Imóveis". Coincidiu com um contato que estava fazendo com uma empresa européia e que compartilho com vocês, sobre o mesmo assunto. 

O QR Code é utilizado em comunicação móvel, principalmente em países com grande concentração de celulares. O líder mundial é o Japão, que adota esta tecnologia que representa uma maneira de transmitir informações e que aponta para uma nova forma de contato e relacionamento, ainda mais efetiva para ampliar o canal de comunicação entre os clientes e as empresas. 

Quanto ao uso, é extremamente simples. É preciso de apenas um pequeno aplicativo instalado no telefone (há várias e gratuitas). Eu particularmente gosto do QR READER para Iphone, mas existem soluções como o i-Nigma (também para Iphone) ou o BBM5 (para BlackBerry). 

Basta simplesmente enquadrar o código com a câmera e automaticamente é possível ler os dados codificados, tais como: endereços de sites, dados de contato, textos e imagens. 



Algumas agências de propaganda já adotam esta prática, principalmente em materiais impressos, como jornais e revistas. Conversei esta semana com o CEO da empresa italiana QR LAB - Sr. Mario Pucci, que informou que na Europa o mercado de QR Code é muito ativo, especialmente na França e na Inglaterra. A empresa é proprietária de uma plataforma para gestão e acompanhamento de QR CODEs, com clientes em vários países. 

E, em maio de 2011 a QR LAB iniciou a fase beta de um projeto para o setor imobiliário, que tem cerca de 30 empresas atendidas e 103 imóveis cadastrados. Mas, já possui experiência em outros segmentos. Esta solução é voltada à promoção e venda de imóveis, sendo tecnologicamente avançada, além de apoiar a gestão de imóveis através de um minisite, otimizado para dispositivos móveis. 

Abaixo um exemplo criado pela empresa, que direciona para a plataforma. 
 


Tradicionalmente, as empresas do setor imobiliário já preparam folders e flyers para distribuir aos potenciais compradores, contendo uma breve descrição, uma ou duas fotos do imóvel e dados básicos para contato. Portanto, não há grandes barreiras para o uso. As imobiliárias e construtoras precisam somente imprimir o código que é gerado pela empresa fornecedora da solução e que é atribuído a cada imóvel e fixá-lo no local (placa da obra, por exemplo) ou imprimir em publicações. 



Os potenciais compradores terão acesso a um site específico com informações como fotos e detalhes de contato, totalmente otimizadas para celulares e smartphones. É uma experiência nova, prática e rápida, oferecida aos clientes que gostam de tecnologia. A empresa dá todo o suporte às agências de propaganda européias para gerenciar as fases de criação e personalização do QR Code e do minisite. 

Interessante que os códigos também podem ser coloridos ou até incluir gráficos. Veja o caso abaixo: 


O Sr. Pucci ainda não conhece o mercado brasileiro e o nível tecnológico de nosso país, mas acredita que o Brasil é sensível às novas tecnologias, podendo até mesmo ultrapassar os níveis europeus de uso. Ainda, sugere que “as imobiliárias e construtoras brasileiras interessadas em implementar soluções do gênero, sempre recorram a empresas especializadas e não improvisem, pois, os resultados podem ser muito aquém do esperado”.

Ele ressalta que “o importante não é somente o QRCode, mas a adequação do site onde ele é exibido, devendo ser projetado para smartphones e computadores com resoluções apropriadas, além de que as imagens devem ser pequenas e rápidas para download”. 

A plataforma da empresa acompanha e registra o uso dos QRCodes. Assim é possível conhecer as preferências do cliente, os produtos de maior interesse e a localidade de acesso do consumidor. 

Caso tenha interesse, clique aqui para saber mais sobre a solução ou baixe o prospecto (em italiano). 

Aproveite para testar também o QR CODE de nosso blog também. 


E, lembre-se que antes de adotar esta solução é importante ressaltar que o QR CODE pode ser uma importante ferramenta de marketing direto, mas, é preciso pensar na estratégia, em ações táticas e operacionais, testar, monitorar e medir resultados.

Dados de contato com a empresa: 
Sr. Mario Pucci - CEO da QR LAB 
Endereço: Via Cenisio, 50 - 20154 Milão Itália 
E-mail: qrlab@qrlab.it 
Site: http://www.qrlab.it  
Fone: 39.02.45070768