Blog : Realidade Aumentada na Construção Civil



Hoje trago um conceito extremamente difundido na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, mas que agora começa a ganhar força na área da construção civil: a Realidade Aumentada (RA). 

Basicamente a RA trata da integração de elementos reais e virtuais. O uso de vídeos on line é uma das muitas aplicações, mas também são utilizados conceitos de RA em rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores (visão) e a construção de ambientes controlados (com sensores).

Ex: um usuário pode utilizar óculos translúcidos, e através destes, ele poderia ver o mundo real, bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo. 

Na construção civil, a Irmaõs Thá, uma das maiores incoroporadoras do Brasil utilizou o conceito no empreendimento Belvedere, no bairro Água Verde, em Curitiba, com grande sucesso. Saiba mais sobre esta ação em  http://www.tha.com.br/belvedere/3d/.

No universo das pequenas empresas a RA também pode ser aplicada., sem receios.  É preciso acreditar... inovar... No ano passado, conheci 4 jovens empreendedores, que formaram a empresa 4 GENNIUS http://4gennius.wordpress.com/ , que já utilizam de forma inovadora e corajosa, os conceitos de RA para algumas empresas, como a JACP - Produtos Industrializados. Mais em: http://www.jacp.com.br/ .

Conceitos modernos que facilitem a visualização de produtos e serviços aos consumidores, tornaram-se indispensáveis na atualidade. Cabe, aos empreendedores em geral, conhecerem um pouco mais do conceito de RA e começar a aplicar em seus negócios.

Deixo alguns links adicionais (vídeos) para quem se interessar em conhecer mais sobre o assunto: