Pular para o conteúdo principal

Alguns Insights da Realtors® Conference & Expo da NAR - Boston

Pela segunda vez participo do maior evento do segmento imobiliário dos Estados Unidos: a Realtors® Conference & Expo. Estive em 2016 em Orlando, Flórida. O evento é organizado pela National Association of Realtors® (NAR), entidade que congrega 1,3 milhão de associados em todo o mundo.

Boston, no Estado de Massachusetts, cidade escolhida para sediar o evento em 2018, é maravilhosa. No outuno, inigualável pela composição das cores das folhas das árvores e o clima frio ainda dando seus primeiros sinais. Cidade do Fenaway Park, estádio mais antigo da liga de beisebol, onde se apresenta o Boston Red Sox, atual campeão da World Series. Repleto de universidades, como o MIT e Harvard, é uma das cidades mais antigas dos EUA, onde ocorreram inúmeros fatos históricos como a Festa do Chá e o Massacre de Boston, por exemplo. 

Boston - MA
E, neste ano, pela primeira vez desde 1929, Boston foi escolhida como sede da Realtors® Conference & Expo, que ocorreu de 2 a 5 de novembro último. O tema deste ano foi "Educação, networking, motivação e diversão". Foram mais de 100 sessões educacionais, tratando das principais tendências do setor imobiliário, oportunidades de netwoking, além de eventos especiais como o RRF (Realtors® Relief Run). Mais de 400 expositores, com grande destaque para o "stand" da NAR, com produtos e serviços para os associados, bem ao centro do pavilhão, em espaço totalmente aberto. Neste ano 20 mil corretores participaram. 

Visão Geral da Exposição
Muito aprendizado, troca de conhecimentos e parcerias com corretores e profissionais de todo o mundo. Inúmeras palestras e meetings ocorreram, com tópicos diversos, incluindo tendências, marketing e vendas, tecnologias emergentes, entre outros. Vários desafios foram discutidos pelo CRE (conselheiros) da NAR, com destaque para política, habitação, mudança demográfica e geracional, economia, logística, infraestrutura, tecnologia, desatres e mudanças climáticas, energia, água e imigração.

Mas, destaco estes pontos para reflexão:

1) O Fórum de Tendências Econômicas Residenciais, conduzido por Lawrence Yun, economista-chefe da NAR e Lisa Sturtevant, presidente e fundadora da Lisa Sturtevant & Associates, discutiu as manchetes pessimistas sobre a existência de uma bolha imobiliária, mercado de ações instável, aumento das taxas de juros e medo da inflação, que prejudicam a confiança do consumidor. Segundo Yun, "as vendas de imóveis residenciais estão diminuindo no curto prazo, mas estabilizando; e, com uma tendência ascendente a longo prazo". O principal desafio é uma crescente escassez do estoque. Há indícios, segundo Yun, que “se você observar o crescimento populacional e o crescimento dos empregos, fica claro que não estamos produzindo casas suficientes.” 

A maioria dos Estados estão com condições mercadológicas estáveis ​​ou fortes. Há níveis baixos de produção. Estima-se que o preço mediano nacional das casas existentes aumente para cerca de US$ 266.800 em 2019 (aumento de 3,1% em relação a este ano) e até US$ 274.000 em 2020.

2) Por sua vez, a General Session foi um dos pontos altos do evento. Após o show do sargento Daniel Clark, que cantou o hino americano, o orador principal deste ano foi o ator Mark Wahlberg, que fundou a The Mark Wahlberg Youth Foundation, que beneficia crianças e adolescentes. Inspirador! 

3) Especialistas do setor  e pesquisadores discutiram o futuro da mobilidade e seu impacto no Fórum de Negócios e Tecnologias Emergentes. "É importante pensar não apenas no que está aqui agora, mas olhando para o que está vindo daqui a cinco ou dez anos", disse Chad Curry, diretor do Centro de Tecnologia da NAR. "Muitas coisas estão chegando que vão remodelar nossa indústria e remodelar a terra que nos é tão cara". Os automóveis moldaram a maneira como construímos cidades, estradas e casas. A ascensão do automóvel levou ao surgimento de subúrbios e a uma população que se deslocava. No entanto, até 2030, prevê-se que 70% da população mundial viverá em ambientes urbanos. "Nos anos 90, 95% dos jovens de 16 anos tinham carteira de motorista. Hoje, esse número é de apenas 76%", disse Curry. "A juventude de hoje já está encontrando novas maneiras de se movimentar que não envolvam um veículo de propriedade privada."

Enquanto os serviços de compartilhamento de deslocamentos, como o Uber e o Lyft, são responsáveis ​​por uma grande porcentagem de transporte alternativo, a microbilidade, como as de bicicletas e scooters, estão começando a ganhar popularidade. Os painelistas também discutiram a ascensão de carros sem motorista, que está sendo debatida na maioria dos estados americanos, o que significa que esta nova tecnologia poderá em breve ter um impacto genuíno na mobilidade.

"Os carros automatizados não ajudarão simplesmente a aliviar o tráfego, mas também tornarão as estradas mais seguras", disse Benjamin Lewis, um palestrante e gerente de inovação e futuro de especialista em mobilidade da Liberty Mutual Insurance. "O número avassalador de acidentes, 94%, é atribuído a erro humano. Uma redução no erro humano levará a menos acidentes, mortes e ferimentos. A condução embriagada, distraída e cansada será coisa do passado."

3) Blockchain: um dos fóruns mais importantes foi o que tratou de blockchain e criptomoedas no mercado imobiliário. A sessão, oficialmente intitulada "Blockchain, Bitcoin e Robots in Real Estate", foi liderada por Bill Lublin, CEO da Century 21 Advantage Gold. Lublin, tratou de nivelar a conversa, discutindo os componentes fundamentais de bitcoin e a probabilidade da criptomoeda se tornar uma fonte de financiamento aceito para a compra de imóveis. Tratou também dos componentes e complexidades da adaptação dos serviços de blockchain aos respectivos negócios dos corretores. Em seus comentários, reforçou que os corretores devem entender que blockchain e bitcoin são coisas distintas. "Quando o bitcoin foi lançado como código aberto em 2009, o blockchain foi embrulhado junto com o bitcoin na mesma solução. Mas eles não são a mesma coisa", disse Lublin.

4) Profissionalismo nas Mídias Sociais: Nobu Hata, Diretor de Engajamento da NAR, demonstrou que os corretores devem ser embaixadores de suas marcas. E que os membros da NAR devem lidar com o profissionalismo da indústria orientando aqueles que mais precisam de ajuda. E, que precisamos contar melhor nossas histórias e cuidar da reputação online. Menos selfies e mais trabalho e cuidados com a nossa imagem.

5) Destaco também a quantidade de programas educacionais para os corretores: são inúmeros, tanto da NAR, quanto de empresas privadas. Conhecimento é a base para os profissionais do mercado imobiliário americano.

Finalmente, agradeço a Taurus Group, através do empreendedor Daniel Rosenthal, por uma vez mais nos oportunizar a participação em uma viagem de negócios como esta, que muito agrega para nossos negócios e vida pessoal. O próximo encontro já tem data e local: São Francisco na Califórnia, de 8 a 11 de novembro de 2019. Participe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Esclarecimento da CAIXA (necessidade de pavimentação para Programa Minha Casa, Minha Vida)

Os pedidos de financiamento em nome de pessoas físicas, cujas propostas já estavam aprovadas até 11.02.2011 terão tramitação normal A Caixa Econômica Federal esclarece que, para os casos de projetos habitacionais cuja produção é financiada pela CAIXA, a exigência de que o empreendimento esteja localizado na malha urbana, seja dotado de vias de acesso pavimentadas e de soluções para abastecimento de água, energia elétrica, esgoto pluvial e sanitário já prevalecia desde o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Portanto, para esses, não houve alterações, inclusive no segmento de 0 a 3 salários mínimos (SM) com recursos do Orçamento Geral da União. Portanto, esta regra não terá nenhum impacto nos financiamentos de produção de empreendimentos no âmbito do PMCMV, tanto para o segmento de 0 a 3 SM quanto no segmento de 3 a 10 SM, pois para estes referida regra já está em vigor desde o lançamento do programa. Quanto à nova exigência, em vigor desde o dia 14, ...

Promoção de Primeiro Aniversário do Blog

O blog Acontece na Construção completa neste mês de março o primeiro ano de existência. Foram postados 170 artigos, notícias e vídeos, muitos deles polêmicos, outros curiosos e com inúmeros comentários e sugestões. Tratamos de temas como mercado, inovações empresariais, negócios, marketing digital, mídias sociais e sustentabilidade. Mas, sempre tendo como foco o setor construtivo. Nossa proposta neste canal de relacionamento é ter autenticidade, inserir opiniões e trazer temas da atualidade para discussão.  Compartilho este momento de alegria do primeiro aniversário e quero comemorar com todos. Porém, nesta data quem serão presenteados são vocês, que poderão ganhar uma vaquinha de pelúcia, símbolo da campanha que contribui para a obra social do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba - a Campanha da Vaquinha .  Paulo Goulart - divulgação Letícia Sabatela - divulgação Vaquinhas de pelúcia J. QUEST - divulgação Como particip...

Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura! Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço.  A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade  e de moradia. Projeto Diferenciado No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura.  Design criativo Casa-contêiner Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE. Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres.  Em Florianópolis, a   arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram  uma casa feita a partir...