Tendências na área de construção

Veja quais são as principais mudanças nesse ramo

Muito se pergunta sobre as tendências na área de construção. Afinal, todo ano surgem novas ideias de modo a deixar o ambiente ainda mais interessante. No entanto, às vezes é difícil compreender que mudanças são essas.

Dessa forma, é importante que esse assunto seja cada vez mais discutido. Então, você consegue ter noção clara de quais materiais serão destaques e que elementos merecem sua atenção.

Portanto, este post busca te ajudar nesse processo. Aqui, você vai conhecer 9 das principais tendências na área de construção. Veja como revolucionar um determinado espaço tem ficado mais simples.

1- Pintura colorida no teto

O uso de cores tem sido uma das formas mais fáceis de mudar um local. A pintura no teto é aplicada desde 2020. O intuito é usar tons fechados para dar uma aparência mais lúdica ao espaço. Assim, o famoso Off-White sai de cena.

2- Tintas com pigmentação natural

Continuando o assunto sobre tintas, as que possuem pigmentação natural estão ficando cada vez mais populares.

Elas são feitas por meio da combinação de pigmentos vegetais e aglutinantes. Esse último é responsável por unir as partículas. Assim, é possível obter uma boa aderência à superfície.

Atualmente, são muito usadas em construções. Esse material é cheio de nuances e texturas. Além disso, são capazes de dar um tom minimalista aos locais.

3- Painéis de marcenaria

A forma como os espaços são divididos mudou muito com o passar do tempo. Desse modo, os materiais como cimento e concreto não têm sido mais tão usados. Um exemplo são os painéis de marcenaria.

Eles são capazes de garantir uma boa qualidade estética. Sem falar que dão diversas funcionalidades ao ambiente, tornando-o ainda mais versátil. Então, são esses motivos que fazem dessa uma das maiores tendências na área de construção.

4- Banheiro integrado ao dormitório

A diluição dos ambientes físicos tem sido uma das principais predisposições atualmente. Então, esse tipo de construção nos espaços torna os mesmos mais perenes.

O mais interessante é que isso não se aplica somente nos locais mais sociais. Assim, áreas privadas também podem ter banheiros integrados aos dormitórios. Nesses casos, no lugar das paredes das suítes tem-se o vidro ou algum material semelhante.

5- Design de interiores com impressão 3D

A impressora 3D tem revolucionado muitos ramos da indústria. No caso da construção, isso não é diferente. Com ela, você consegue imprimir stands inteiros.

Assim, toda a parte da arquitetura pode ser analisada melhor com base nesse reducionismo. É uma das maiores invenções responsáveis por afetar esse ramo.

6- Plantas

Elas possuem diversas utilidades, sendo que embelezar um ambiente é apenas uma delas. As plantas vão ser capazes de oferecer novas maneiras de lidar com questões de emissão de CO2.

Um exemplo clássico disso é um escritório de arquitetura na Alemanha. Ele utilizou uma “manta” de plantas trepadeiras para cobrir uma usina. Dessa forma, a espécie consegue suavizar a estética do local.

Além disso, ela é responsável por absorver o CO2. Essa é uma das invenções que buscam reduzir o conflito entre construção e ecologia.

7- Concreto com capacidade autocurativa

O concreto é sem dúvidas o material mais usado nas construções. No entanto, ele sempre corre riscos de craquelar por causa das reações com a água e outros químicos.

Dessa forma, muitas pessoas têm procurado maneiras de estender a vida útil deste elemento. É aí que surge o concreto com capacidade autocurativa. Existe todo um conceito por trás desta inovação. O biólogo Henk Jonkers e sua equipe foram os grandes protagonistas dela.

Basicamente, algumas bactérias conseguem arrumar as fissuras que a infiltração da água causa neste material. Portanto, isso tem tudo para ser uma das grandes tendências na área de construção.

8- Mobiliários em concreto

Essa é uma das melhores formas de ressignificar o uso de materiais. Inclusive, muitos profissionais afirmam que esse será o futuro do design de interiores. O concreto durante muito tempo foi aplicado apenas na estrutura de uma construção.

No entanto, hoje ele tem sido mais explorado na fabricação de mobiliários fixos. Estes últimos antes eram feitos de madeira ou até mesmo, de pedra. Agora, esse novo material se tornou uma das grandes tendências nesse universo das construções.

9- O uso da realidade aumentada

Uma das maiores revoluções para quem possui empresa de construção. A realidade aumentada permite que você seja capaz de levar o projeto para mais perto do cliente.

Assim, é possível ter uma noção completa de cada coisa que irá compor o espaço em questão. Essa é uma alternativa dentro do mundo virtual que abrange diversas vantagens.

Dentre as principais, você consegue entender como ficará a elaboração de um local sem mesmo ela começar. A modelagem 3D tem tudo pra ser uma tendência não só no Brasil, mas no mundo todo.

Por fim, você já está por dentro de tudo sobre o assunto. Agora é sua vez. Separe as dicas que mais te interessam e aplique no seu espaço. As tendências na área de construção podem transformar seu ambiente, seja ele qual for.

Em parceria com A MELHOR ESCOLHA