Alimentação nos Canteiros de Obras (Blog Action Day 2011)



Com o Blog Action Day , optei por fazer um pequeno post sobre a importância da alimentação para os trabalhadores da construção. Inúmeras empresas brasileiras tem investido neste quesito, algumas contratando até nutricionistas. Estudos feitos por entidades do setor e grandes contratantes de obras públicas comprovam que propiciar melhores condições de alimentação aos seus trabalhadores, reduz significativamente o número de acidentes de trabalho e contribui para um melhor desempenho profissional e consequente redução do absenteísmo.

Também previne de doenças como obesidade, hipertensão e anemia, por exemplo. O grande desgaste físico dos operários exige uma reposição rápida de vitaminas e proteínas, que é possível com uma alimentação saudável.

Nos canteiros, uma alimentação inadequada pode chegar ao extremo de uma intoxicação por coliformes. Outro aspecto é que funcionários com saúde tendem a ter muito menos fadiga, melhor concentração, pouca sonolência, boa produtividade e disposição mental e física. Como os hábitos alimentares dos trabalhadores da construção civil no Brasil, em geral, não são bons, este apoio das empresas é fundamental. Sabe-se que no ambiente familiar eles não tomam café da manhã, não fazem lanches intermediários, consomem poucas frutas, verduras e legumes e ingerem muita fritura e alimentos gordurosos.

Vivemos uma nova fase no setor, com muitas obras e melhores condições de trabalho. As construtoras já perceberam estes benefícios.

Grato pela leitura. Boa semana.



"Todo homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família, saúde e bem estar, inclusive alimentação."

Declaração Universal dos Direitos dos Homem (ONU), 1948