Pular para o conteúdo principal

Práticas de Inteligência Comercial em Pequenas e Médias Empresas da Indústria Imobiliária

A indústria imobiliária, de uma forma geral, sofreu quedas de vendas sucessivas nos últimos anos em virtude do cenário político-econômico instável. Somado a isto, as profundas transformações pelas quais ela passa têm apresentado enormes desafios para os gestores comerciais das empresas. Eles estão experimentando técnicas, processos e ferramentas de gestão que auxiliam na obtenção de metas e resultados.

Após definido o pleito eleitoral e com as primeiras diretrizes do novo Governo, percebe-se uma leve recuperação. Como é sabido, o mercado imobiliário é cíclico e há demanda habitacional, com uma tendência, caso não haja um revés político de retomada gradativa com um crescimento das vendas já em 2019, pois, a confiança está voltando lentamente, a legislação é adequada e são boas as possibilidades de fortalecimento dos pilares do setor (crédito, emprego e renda).

Neste contexto, nem sempre a tomada de decisões em uma empresa é simples. Envolve percepções, experiência e muita intuição. Assim, uma empresa precisa conhecer bem o mercado onde está inserida, suas principais forças e os pontos de melhoria; ter um norte definido e principalmente alcançar resultados consistentes com os propósitos dela.

E, neste caso, a figura do gestor possui um papel fundamental. Ele pode fazer uso dos conceitos de inteligência comercial, seja para organizar os processos comerciais da empresa ou mesmo para auxiliar na tomada de decisões, além de propiciar ricas informações para o planejamento estratégico.

Como principais vantagens do uso da inteligência comercial, cito: 
  • identificar líderes na organização, que possuam uma atuação transformadora, adaptabilidade, sejam orientados a processos, aprendam continuamente e gerem valor; 
  • saber com precisão se as vendas estão evoluindo; 
  • identificar produtos que possuem aceitação; 
  • identificar as áreas que estão crescendo ou que precisam de alguma intervenção; 
  • identificar pontos críticos e gargalos; 
  • avaliar “novos” processos verificando e testando por um período de tempo; 
  • sintetizar as informações; 
  • diminuir custos e retrabalho; e 
  • ter indicadores. 
É possível também ver os resultados das ações e táticas traçadas no planejamento estratégico, minimizar riscos, aproveitar oportunidades, ter mais segurança em uma análise de uma proposta comercial, por exemplo, além de propiciar uma ação mais ágil e eficaz.

O uso de indicadores aliado a um painel de bordo auxilia significativamente o gestor, pois, é possível comparar a performance de um dado período com dados históricos ou mesmo com informações macroeconômicas, algumas disponíveis gratuitamente em sindicatos e associações. Com isto o gestor não é pego de surpresa com uma possível mudança de estratégia de seus concorrentes ou em última análise, do preço praticado. Bons exemplos de indicadores são custo por “lead”, índice de fechamento de contratos por “leads”, custo de um cliente captado, entre outros.

Cito também como exemplos de usos de conceitos de inteligência a possibilidade de usar o cliente oculto, a gestão de relacionamento com os clientes, a pesquisa e o geomarketing. Tudo com o principal benefício de gerar conhecimento na organização e auxiliar no planejamento estratégico e na busca de resultados.

Para aquelas empresas que ainda não adotaram estes conceitos, sempre é hora de começar. A falta desta visão interna da organização somada a quantidade de informações, muitas vezes contraditórias, pode levar o gestor a tomar decisões equivocadas que podem trazer grandes prejuízos para o negócio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Esclarecimento da CAIXA (necessidade de pavimentação para Programa Minha Casa, Minha Vida)

Os pedidos de financiamento em nome de pessoas físicas, cujas propostas já estavam aprovadas até 11.02.2011 terão tramitação normal A Caixa Econômica Federal esclarece que, para os casos de projetos habitacionais cuja produção é financiada pela CAIXA, a exigência de que o empreendimento esteja localizado na malha urbana, seja dotado de vias de acesso pavimentadas e de soluções para abastecimento de água, energia elétrica, esgoto pluvial e sanitário já prevalecia desde o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Portanto, para esses, não houve alterações, inclusive no segmento de 0 a 3 salários mínimos (SM) com recursos do Orçamento Geral da União. Portanto, esta regra não terá nenhum impacto nos financiamentos de produção de empreendimentos no âmbito do PMCMV, tanto para o segmento de 0 a 3 SM quanto no segmento de 3 a 10 SM, pois para estes referida regra já está em vigor desde o lançamento do programa. Quanto à nova exigência, em vigor desde o dia 14, ...

Promoção de Primeiro Aniversário do Blog

O blog Acontece na Construção completa neste mês de março o primeiro ano de existência. Foram postados 170 artigos, notícias e vídeos, muitos deles polêmicos, outros curiosos e com inúmeros comentários e sugestões. Tratamos de temas como mercado, inovações empresariais, negócios, marketing digital, mídias sociais e sustentabilidade. Mas, sempre tendo como foco o setor construtivo. Nossa proposta neste canal de relacionamento é ter autenticidade, inserir opiniões e trazer temas da atualidade para discussão.  Compartilho este momento de alegria do primeiro aniversário e quero comemorar com todos. Porém, nesta data quem serão presenteados são vocês, que poderão ganhar uma vaquinha de pelúcia, símbolo da campanha que contribui para a obra social do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba - a Campanha da Vaquinha .  Paulo Goulart - divulgação Letícia Sabatela - divulgação Vaquinhas de pelúcia J. QUEST - divulgação Como particip...

Já Pensou em Morar em um Contêiner?

O contêiner, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura! Fora do país o uso dos contêineres é muito comum e aqui aos poucos ganha espaço.  A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade  e de moradia. Projeto Diferenciado No Brasil, tem sido utilizado como habitação provisória e instalações em canteiros, principalmente. Mas, dia-a-dia abre-se espaço para o uso criativo na arquitetura.  Design criativo Casa-contêiner Existem até brinquedos contêiner, como a da M112 PODHOUSE. Nas mostras Casa Cor já existem edificações utilizando contêineres.  Em Florianópolis, a   arquiteta Lívia Ferraro e seu sócio Lair Schweig, no ano passado criaram  uma casa feita a partir...